" ...porque vimos sua estrela no oriente e viemos a adorá-lo."   Mateus 2:2



Aquela estrela chamou a atenção daqueles estudiosos babilônicos, conhecidos como magos ou sábios.   As hipóteses científicas para esse fenômeno são as mais diversas:
Alguns crêem que foi a explosão de uma super nova, mas se foi, nós a veríamos ainda hoje.
Outros crêem que foi um cometa, mas na antiguidade era um sinal de mau presságio, não de boas novas e ainda assim cometas não pairam no ar,  passam rapidamente.
Outros ainda crêem que foi o alinhamento dos planetas Vênus e Júpiter, freqüente no dia 12 de Agosto.
Mas sabemos que esta estrela foi posta diante dos magos por Deus com um fim específico, anunciar que o salvador nascera.
Super novas, cometas, alinhamento de planetas, os magos viam constantemente, mas aquela estrela não era qualquer   estrela, ela   tinha   características nunca dantes vistas.


A estrela de Belém é na verdade a estrela de Jesus. ( v.2 )

Os magos dizem: "Porque vimos SUA estrela...". A estrela é dele! Ele é Senhor das estrelas, Ele é a grande estrela do natal !       O natal torna-se vazio de significado quando não tem Jesus como personagem principal. Tire Jesus do natal e não haverá natal, só  haverá   comércio, só   haverá   consumismo,  só haverá violência, só haverá egoísmo.


A estrela de Belém só aponta para Jesus. ( v.9 )

Os magos não foram guiados para a estrela, mas foram guiados pela estrela e guiados pela estrela   eles   encontraram a Jesus, e encontrando a Jesus eles encontraram tudo o que precisavam.
Eles encontraram sustento para suas vidas, pois Belém significa "Casa do pão" e Jesus é o pão da vida.   Quem vai a Cristo é saciado, não tem mais fome, é liberto das mais variadas formas de fome; fome de amor, fome de companhia, fome de perdão, fome de salvação, de alegria...
Mas eles encontraram também alegria, uma grande alegria. ( v.10 )        É a alegria que fortalece o desanimado, que levanta o abatido, que cura o ferido... É a alegria que a bebida não pode dar, que a droga não pode dar, que a promiscuidade não pode  dar, que a mesa farta não pode dar, que o dinheiro não pode dar,  é a alegria do Senhor que é a nossa força !!!


A estrela de Belém não brilha mais, mas seu convite te visita mais uma vez. ( v.10-11 )

Ela te convida a crer em Jesus, ela te convida, apesar de tua demora em atender o convite.
Mas Jesus não nasceu numa casa !  A imagem do presépio com os magos presentes diante do menino na manjedoura não é bíblica, eles  não  chegaram a tempo de vê-lo lá.  Muitas coisas aconteceram   para   que  não o encontrassem a  tempo:
A obstinação do rei Herodes, a apatia dos principais sacerdotes e escribas tentaram roubar deles esse privilégio e eles só chegaram a Jesus meses ou talvez anos depois, mas apesar de tudo isso ainda chegaram.
E você, quanto tempo ainda vai demorar pra encontrar-se com Jesus ?    Tanta coisa acontece pra adiar esse encontro, cuidado, amanhã pode  ser muito tarde !!!
Como a estrela parou de brilhar, sua vida pode apagar e aí será tarde demais !    Hoje relembramos da estrela que aponta para Jesus.            Diante desse maravilhoso sinal, venha a Jesus e faça de seu natal um natal de fato especial.


                                                                                                                      Creia e viva !

                                                                                                                                          Pr. Ebenézer Rodrigues


Transcrição da mensagem pregada pelo Pr. Ebenézer, no  templo da  Primeira  Igreja  Batista Bíblica  de  Cidade Ademar,  por  ocasião da apresentação da cantata "A estrela de Belém" no natal de 2008.

Tags: Festividades