"... e levantou-se grande tempestade..."  Marcos 4:35-41

Int. Missões é sem dúvida alguma há uma grande obra de Deus sendo realizada na terra !  Grandes servos tem sido instrumentos poderosos do Senhor nesta grande obra; e o que os distingue dos outros homens, não é seu porte físico, nem seu conhecimento extraordinário, nem ainda seu carisma irresistível, mas sua grande fé.
Os discípulos de Jesus estavam atravessando o mar da Galiléia, indo para Gadara, pois estavam fazendo a obra de Deus e tiveram de aprender a duras penas que quem se dispõe a seguir a Jesus não deve se preocupar com as "grandes pequenas coisas deste mundo", mas com as pequenas grandes coisas do céu !   Chamou-me a atenção as vezes em que aparece a palavra "Grande" nessa passagem, isso estimulou o tema da mensagem.  Quais são as grandes exigências que recaem sobre os privilegiados a quem Deus chama para serem parte dessa grande obra ?

Essa grande obra exige uma grande fé no grande Deus.
Porque essa grande obra enfrenta grandes lutas. (v.37) Porque não romantizar a mensagem, porque não excluir essa realidade da obra de Deus?  Por que a obra de Deus não é obra para covardes, mas para corajosos e que se dispõe a se envolver nessa obra não está isento de enfrentar tempestades.    Jesus jamais enganou seus discípulos, antes os advertiu (Mt. 5:11; João 15:20)   Foi assim com Paulo (I Cor. 16:9), foi assim com a igreja em Tessalônica (II Tss. 1:4), foi assim no ensino a Timóteo (II Tm. 3:12), mas por outro lado, Jesus jamais disse que nos abandonaria, mesmo na tribulação o Senhor está conosco. (Sl. 46:1; II Cor. 4:9).
Mas muitos discípulos abandonam a Jesus na hora da luta (Hb. 10:38).  A obra de Deus não é obra para covardes, mas pra gente que confia no Grande Deus e o nosso Deus tem nome, Jesus !!!
Nessa grande obra não há espaço para dúvidas, a palavra "dúvida" não faz parte do dicionário de Deus (Mt. 19:26), a palavra "dúvida" só faz parte do dicionário daquele que está longe de Deus. (v.41)  Os discípulos não sabiam que ventos e mares obedecem a Jesus, não sabiam que tudo está no controle de dEle, que o poder dEle não é só suficiente para nos salvar do inferno, mas também das  agruras ou então nas agruras desta vida.
Muita gente canta: "Nosso Deus é Soberano..." ou "... as ondas atendem ao meu mandar..." e quando as ondas vem, se acovardam.     Mas Deus é mesmo Soberano, Ele tem autoridade sobre teu marido, esposa, filhos, tua casa, sobre tuas necessidades, teus medos, teu mundo, tua vida ! (Sl. 24:1; Mt. 10:30)
A obra é grande, os desafios são grandes, e sua fé, é grande?

Essa grande obra exige uma grande atenção no grande Deus.
Aqueles homens enxergaram uma tempestade poderosa, aqueles homens se desesperaram porque num primeiro momento olharam para fora do barco que se enchia d'água... a atenção deles, num primeiro momento, era nisso, não foi assim também com Pedro ?  (Mt. 14:28-31)  Nas duas passagens o objeto de atenção dos discípulos os fez fracassar. (v.37b e c)
Aqueles homens precisavam enxergar o Deus Todo Poderoso, esqueceram que até dormindo Jesus é poderoso, que o que importa não é o que está lá fora do barco, mas quem está dentro do barco e "com Cristo no barco tudo vai muito bem".
Às vezes ouço pessoas falarem das lutas dos missionários, e realmente são grandiosas, mas não esqueçam que os olhos deles não estão na seca, na perseguição, nas privações, mas em Deus.  (II Crôn.20:12)   Onde está tua atenção nestes dias ?

Essa grande obra exige grandes resultados para o grande Deus.
Grandes resultados só acontecem porque há grandes investimentos.   Missões é o investimento que gera vidas ! (5:1-5),  missões investe aonde o mundo deixou de investir !  O endemoniado de Gadara era uma pequena amostra do incontável número de vidas sem Deus naquela região. (v.10)
Aquele homem só foi salvo e     transformado     porque através daquela experiência no barco seus discípulos desenvolveram uma grande fé no grande Deus e uma grande atenção no grande  Deus e assim colheram grandes resultados. (v.15)
Que resultados a sua fé e atenção tem produzido para Deus ?   Há muita gente ainda no meio do mar de sua vida temendo as tempestades ao seu redor, mas Deus não o chamou para isso (Jo. 15:16), Deus o chamou à uma fé que produz resultados.
Que resultados você tem produzido para Deus ?   Hoje, o único resultado que Deus quer ver é a sua  vida rendida aos seus pés incondicionalmente.
Grandes desafios nos foram apresentados hoje, mas não esqueça: Nosso Deus é grandioso !  Tão somente, nossa fé e atenção precisam estar nEle e com certeza grandes resultados serão colhidos nessa grande obra!

                                                                                                                 Creia e viva!

                                                                                                                    Pr. Ebenézer Rodrigues


* Transcrição da mensagem do Pr. Ebenézer pregada em uma das devocionais do Instituto Batista Missionário em 2004.

Tags: Missões